segunda-feira, 26 de abril de 2010

MENORES ABANDONADOS VIRTUAIS

Assim diz um verso de uma música do Padre Zezinho: “Menores abandonados, alguém os abandonou…”. A palavra abandono traz e si mesma uma conotação de tristeza. A expressão “Menor Abandonado” já faz nascer nas nossas mentes a imagem de crianças perambulando nas ruas. Cheirando cola, assaltando, dormindo embaixo de jornais. Faz lembrar também daquelas meninas que vendem seu corpo por centavos… Menores abandonados, alguém os abandonou!

Mas, antes de falar sobre o título desse post, vamos deixar claro o que é um Menor Abandonado:

- é toda e qualquer criança ou adolescente que passa a maior parte do tempo na rua perambulando, alguns trabalhando, outros pedindo esmolas, e que não possuem mais um suporte familiar.

Suporte Familiar: Pais, Mães e Responsáveis que possam transferir educação, valores morais, e que possam oferecer as condições mínimas observadas pelo Estatuto da Criança e do Adolescente. E nessas condições mínimas está a responsabilidade dos Pais em proporcionar a Segurança dos Filhos.

Acontece que no mundo virtual, na internet, existem milhares de crianças e adolescentes que se enquadram como MENORES ABANDONADOS VIRTUAIS. Estão em um ambiente que oferece diversos perigos, desde a pornografia infantil e a pedofilia, até o incentivo a uso de drogas. Sem falar na desvirtualização dos valores morais e nas propagandas direcionadas a esse público que induzem ao consumismo desenfreado.

criancas-e-a-internet

Estão abandonados pois seus pais não fazem parte do mundo virtual. Não acompanham a vida virtual dos filhos. Como proteger os filhos das armadilhas da internet se os pais não estão supervisionando as atividades virtuais dos filhos? Como um pai  ou uma mãe podem saber orientar o comportamento de seu filho no Orkut, por exemplo, se esses pais desconhecem essa rede social?

Pais e mães responsáveis vigiam as atividades dos seus filhos na internet. Filhos que não possuem um suporte familiar no mundo virtual são presas fáceis e estão a mercê de qualquer pessoa mal-intencionada. São MENORES ABANDONADOS VIRTUAIS.

Conheça o Projeto Cyberanjos.com
www.cyberanjos.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário