quarta-feira, 7 de abril de 2010

BRIEFING

A vítima começa a passar as informações do agressor ao responsável pelo retrato falado:

- Ele era branco e magro. Alto, bem alto. Mais ou menos um metro e noventa. Ele tinha cabelos pretos, lisos e longos que tocavam o ombro. Usava uma jaqueta de couro preta. Calça Jeans.

- Por favor Senhora, detalhes do rosto do agressor – interrompeu o desenhista.

- Sim, sim. Os olhos dele era grandes e escuros. Não, não tão grandes como esse ali que você colocou. Menos largos. Assim. Pensando bem, acho que não era tão escuros esses olhos. Isso, isso. O nariz era grande e pontudo. Mais largo um pouco. Humm. Acho que esse formato de rosto não é o certo. O queixo era maior. Quase quadrado. Tinha barba por fazer. Não assim tão espessa. Menos. Esse nariz... Diminui ele um pouco. Um pouco menos pontiagudo. Os lábios eram finos e a boca grande. Bem assim. Dá pra trocar essa sobrancelha? Põe uma mais espessa. Junta as duas acima do nariz.

Um momento de reflexão e observação na imagem.

- Moço. Acho melhor a gente fazer novamente. Não ficou parecido com meu agressor. Será que esses olhos não eram azuis?

thinking-cap

O Briefering está presente em diversas áreas de atuação. Acredito inclusive que está em todas, só não está formalizado como um documento.

O briefing é um levantamento completo de todas as particularidades de um projeto. Cores, formas, linhas, conteúdos.. . Tudo aquilo que o cliente/interessado acredita ser o melhor para sua finalidade. Muitas vezes (quase sempre) o profissional que desenvolve o briefing, precisa orientar o cliente em alguns pontos para que, no final, o resultado seja satisfatório e realmente apropriado para a finalidade esperada.

Todo projeto de Design Gráfico para ser bem elaborado precisa de um bom briefing.

Conhecimento é a diferença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário